quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Material Dourado


O Material Dourado, também denominado base 10, é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam, respectivamente, as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar. Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).

No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.

Confira atividades no site abaixo:

http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

3 comentários:

  1. O material dourado é de muita importância para o ensino de matemática. Deveria ser obrigatório sua utilização em sala de aula. Pois com ele a visualização do aluno é mais completa.

    ResponderExcluir
  2. O material Dourado serve para ensinar:
    1.Sistema de Numeração Decimal -operações fund.
    2. Potenciação e Radiciação.
    3. Porodutos notáveis e fatorações;
    4. Equação;
    5. etc.

    ResponderExcluir