quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Blocos Lógicos

A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.Nas classes de educação infantil e séries iniciais, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.

O jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).

É um material extraordinário para estimular na criança aspectos tão fundamentais como analisar, comparar, raciocinar e julgar, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem em paralelo. Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras operações lógicas, como seqüência, correspondência e classificação. Permitem ainda o desenvolvimento da comunicação e raciocínio lógico, edificando uma estrutura sólida para as demais aprendizagens.

Confira atividades no site abaixo:

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p6.php

Um comentário:

  1. Esses eu adoro!!!!
    Dá para trabalhar diversos conteúdos, desde a Educação Infantil até o final da Educação Básica!!!
    Toda escola deve ter esse material!!!!

    ResponderExcluir