quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A importância do material concreto

A importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa, analisa, identifica e opera com o material. O lógico-matemático se dá quando ela usa seus atributos ou opera sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).

Um comentário:

  1. Parabéns pela sua iniciativa, eu faço parte do blog Puro brilho, sou uma das fundadoras, eu e mais duas colegas,nós cursamos Pedagogia, estamos nos formando este ano e eu estou pensando em fazer minha monografia sobre como ensinar matemática de uma forma fácil, prática e prazerosa.
    Gostei muito do seu blog, parabéns mesmo...
    se tiver o interesse ve visitar o nosso blog, embora faça pouco tempo, já postei algumas imagens... Beijo

    ResponderExcluir