quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um pouco de história...

O uso de recursos tais como modelos e materiais didáticos nas aulas de matemática não é uma idéia recente. Comenius (1592 – 1670), em sua Didactica Magna, já apontava que o uso de diversos recursos nas aulas auxiliaria a “desenvolver uma melhor e maior aprendizagem”. Nessa obra, ele recomendava que fossem pintadas fórmulas e resultados nas paredes das salas de aula e que fossem construídos modelos para ensinar geometria. Nos séculos XVIII e XIX, os educadores Pestalozzi (1746 – 1827) e Froëbel (1782 – 1852) defendiam que uma ampla atividade por parte dos alunos seria essencial para uma “educação ativa”. Entretanto, é a partir do movimento da “escola nova”, com John Dewey (1859 – 1952) que a pedagogia ativa ganhou força. Educadores como Maria Montessori (1870 – 1952) e Decroly (1871 – 1932), inspirados nos trabalhos de Dewey, Pestalozzi e Froëbel, criaram inúmeros jogos e materiais visando melhorar o ensino de Matemática. Nos anos seguintes, vários materiais didáticos foram desenvolvidos com este objetivo.


Fonte:www.sbem.com.br/files/ix_enem/...de.../RE03720368998T.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário