sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Este blog está sendo desenvolvido pela acadêmica Daiana Andiara Baierle, do curso de Matemática-Literatura, como atividade de pesquisa acadêmica na Universidade de Santa Cruz do Sul, na disciplina de Informática Aplicada a Educação.

Santa Cruz do Sul, 10 de setmbro de 2009.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um pouco de história...

O uso de recursos tais como modelos e materiais didáticos nas aulas de matemática não é uma idéia recente. Comenius (1592 – 1670), em sua Didactica Magna, já apontava que o uso de diversos recursos nas aulas auxiliaria a “desenvolver uma melhor e maior aprendizagem”. Nessa obra, ele recomendava que fossem pintadas fórmulas e resultados nas paredes das salas de aula e que fossem construídos modelos para ensinar geometria. Nos séculos XVIII e XIX, os educadores Pestalozzi (1746 – 1827) e Froëbel (1782 – 1852) defendiam que uma ampla atividade por parte dos alunos seria essencial para uma “educação ativa”. Entretanto, é a partir do movimento da “escola nova”, com John Dewey (1859 – 1952) que a pedagogia ativa ganhou força. Educadores como Maria Montessori (1870 – 1952) e Decroly (1871 – 1932), inspirados nos trabalhos de Dewey, Pestalozzi e Froëbel, criaram inúmeros jogos e materiais visando melhorar o ensino de Matemática. Nos anos seguintes, vários materiais didáticos foram desenvolvidos com este objetivo.


Fonte:www.sbem.com.br/files/ix_enem/...de.../RE03720368998T.doc

Parâmetros Curriculares Nacionais

Entre os recursos didáticos citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam-se os ''jogos''. Segundo os PCN, não existe um caminho único e melhor para o ensino da Matemática, no entanto, conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa sua prática.

''... um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver'' (PCN, 1997,48-49).

Jogos Matemáticos

Nosso grande desafio, enquanto educadores é buscar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para o desenvolvimento de habilidades, raciocínio lógico, autonomia, criatividade, capacidade de resolver problemas e a construção do conhecimento matemático, pois tornam a aprendizagem um processo interessante, desafiante e até divertido.



Fonte:http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/giudice/jogosmatematicos2_confeccao.html

Confira: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/giudice/jogosmatematicos2_confeccao.html

Materiais didáticos no ensino da Matemática

A presença de materiais didáticos nas aulas de matemática vem sendo incentivada e, atualmente, é impossível que se discuta o ensino desta ciência sem citar esse recurso de ensino. Entretanto, não basta a utilização de materiais didáticos se esses ficarem restritos apenas à manipulação dos alunos de forma lúdica e sem função educativa. É necessário que seu uso esteja atrelado a objetivos bem definidos quanto ao aspecto de promover a aprendizagem da matemática.

Para Fiorentini e Miorim (1990), o importante da ação é que ela seja reflexiva e que o aluno aprenda de modo significativo, desenvolvendo atividades nas quais raciocine, compreenda, elabore e reelabore seu conhecimento, sendo que o uso de materiais pode trazer uma grande contribuição nesse sentido. Afinal, o aluno é um sujeito ativo na construção do seu conhecimento; ele aprende a partir de suas experiências e ações, sejam elas individuais ou compartilhadas com o outro.


Saiba mais:

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo: SBEM-SP, n.7, p. 5-10, 1990.

O Material Dourado


O Material Dourado, também denominado base 10, é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam, respectivamente, as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar. Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).

No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.

Confira atividades no site abaixo:

http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

Blocos Lógicos

A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.Nas classes de educação infantil e séries iniciais, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.

O jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).

É um material extraordinário para estimular na criança aspectos tão fundamentais como analisar, comparar, raciocinar e julgar, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem em paralelo. Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras operações lógicas, como seqüência, correspondência e classificação. Permitem ainda o desenvolvimento da comunicação e raciocínio lógico, edificando uma estrutura sólida para as demais aprendizagens.

Confira atividades no site abaixo:

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p6.php

A importância do material concreto

A importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa, analisa, identifica e opera com o material. O lógico-matemático se dá quando ela usa seus atributos ou opera sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).

Cusinaire

O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica. É interessante para o trabalho com fatos da adição.
Uma adaptação desse material pode ser a sua confecção em papel quadriculado, o que ressalta o número de unidades correspondente a cada cor.

Confira atividades:
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/material_cuisenaire.htm

Geoplano

O geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano.
O geoplano é um dos recursos que pode auxiliar o trabalho da geometria, desenvolvendo atividades com figuras e formas geométricas – principalmente planas -, características e propriedades delas (vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro.

Confira o software de geoplano:
http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/software.htm

Malhas quadriculadas

As malhas quadriculadas são outro recurso de trabalho, e, assim como o geoplano, sua função é ajudar o aluno na observação das formas geométricas e nos desenhos que ela fará a partir das propriedades da figura que observou e montou no geoplano.
Podem ser utilizadas desde as séries iniciais até no ensino médio, no trabalho com a geometria (formas, área, perímetro), operações (especialmente a multiplicação), funções e estatística (gráficos).

Fonte:http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/gigante/oqueegeoplano.html

Tangram


Tangram é um quebra-cabeça chinês muito antigo formado por sete peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1paralelogramo). O nome significa "Tabua das 7 sabedorias".
A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material didático. Pode ser útil como instrumento facilitador da compreenção das formas geométricas e frações (fazendo relação entre as peças e em relação ao inteiro), no desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras) e de estratégias de resolução de problemas.



Confira:
http://fabricavirtual.lec.ufrgs.br/tangram.html

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ensino Médio


No ensino médio a confecção de materiais didáticos simples permitem a construção/reconstrução, codificação e sistematização de conceitos, além de contribuir para a organização de informações e desenvolvimento de procedimentos matemáticos.
Podem ser construídos jogos, sólidos geométricos (figura ao lado), ciclo trigonométrico, entre outros.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Confecção de um Ciclo Trigonométrico


Material:

· folha de papel milimetrado

· transparência para retro projetor

· uma tachinha

Objetivos:

· Identificar os eixos de seno e cosseno no círculo trigonométrico.

· Observar a posição do eixo das tangentes em relação ao círculo trigonométrico.

· Determinar os valores do seno, cosseno e tangente dos ângulos escolhidos.

Procedimentos:

· Desenhe uma circunferência de raio de 10 unidades no papel milimetrado.

· Trace o eixo das abscissas e das ordenadas, de modo que fiquem perpendiculares e passem pelo centro da circunferência.

· Cada metade dos eixos será o raio da circunferência. Gradue esse raio com números decimais, de modo que a origem seja 0 (zero) e a extremidade seja 1 (um) ou -1 (um negativo), dependendo do sentido do eixo.

· Marque na circunferência os ângulos de 0o a 360º.

· Delineie o eixo das tangentes, que é uma reta paralela ao eixo das abscissas e tangente à circunferência.

· Na transparência, desenhe uma circunferência de 5 unidades de raio.

· Trace uma reta na circunferência desenhada na transparência que passe pela origem.

· Prenda a transparência sobre o papel milimetrado, com a tachinha, de modo que esta fique sobre o centro da circunferência de papel milimetrado e o ponto de intersecção entre a reta e a circunferência da transparência.

· Para descobrir o valor do seno, do cosseno e da tangente de um ângulo, gire a transparência e deixe a reta desenhada sobre o ângulo desejado. O valor do seno e do cosseno será o ponto de intersecção da circunferência da transparência com os eixos coordenados. O valor da tangente será a graduação da intersecção da reta da transparência com o eixo das tangentes.


Fonte: www.sbem.com.br/files/ix_enem/...de.../RE03720368998T.doc